Uma questão de classe…

Uma questão de classe…

Texto: Francisco Fonseca

As classes também são levadas muito a sério por muitos dos participantes na Classic Cup, dentro das 9 classes que compõe o Troféu encontramos uma variedade enorme de carros o que torna os eventos muito mais interessantes.

Em todos os eventos tivemos carros dos anos 60, 70 e 80 o que faz destes eventos um testemunho da história da evolução do automóvel.

Após o 1º Rali Vidreiro Histórico, já há campeões às classes e outras que estão ao rubro para serem decididas no Rali NDML Histórico, fica um ponto da situação até ao momento.

 

Classe 1

Na classe 1, pouco representada neste último rali, Luís Serra/Luís Pinheiro e o Austin Cooper S de 1966, aproveitaram a falta de comparência dos seus adversários mais directos para quase carimbarem o título.

Num rali que mesmo assim não foi isento de problemas com o Austin pois por alguns minutos não tiveram as 4 rodas no chão.

Neste momento, só António Baião/João Martins e o Ford Anglia podem dar luta pelo primeiro lugar da classe.

O terceiro lugar é ocupado por Luís Caetano/José Carvalho, numa classe que até agora não teve mais de 4 equipas a representa-la.

 

Classe 2

Com quatro vitórias em tantos outros ralis, Paulo Marques já é campeão desta classe e o seu habitual navegador, João Martins, também o é, mas apenas com 3 vitórias.

Neste momento, o segundo lugar é ocupado por Rui Gama/João Botequilha e o terceiro Bruno Silva isto nos pilotos porque nos navegadores com José Carvalhosa Dias a navegar Paulo Marques no último rali ascendeu na tabela dos navegadores ao terceiro lugar.

 

Classe 3

Uma classe bastante complicada de ter participantes, houve até um rali que não teve nenhum.

Esta classe está reservada a carros até 1970 com mais de 2000cc o que não permite que haja assim um leque tão vasto de carros como para as restantes.

Após quatro provas temos 3 concorrentes empatados no primeiro lugar, Luís Dias, Juan Dacal e André Freire, será que vai haver desempate?

 

Classe 4

Após os quatro ralis temos um empate técnico com Jorge Coelho/ Francisco Fonseca e Álvaro Tavares/Rui Tavares com duas vitórias cada, embora a dupla do Alfa Romeo tenha 2 pontos de vantagem mas de nada lhe serve caso o Datsun 1200 vença em Leiria.

Quem também tem animado esta classe é João Azeiteiro/Cátia Morais que com dois segundos lugares é o terceiro da classe.

 

Classe 5

Uma classe ainda com resultado em aberto entre António Ramos/Ivo Tavares com duas vitórias, Rui Pereira/Filipe Menezes com uma vitória e Amílcar Paiva/Duarte Rocha com dois podiuns vão em Leiria mostrar quem é o mais regular.

A dupla do VW Golf 1.6 GTI depois de ter vencido o último rali é a que está mais perto de levar vencida esta classe.

 

Classe 6

Em quatro ralis duas vitórias para João Vieira Borges/João Serôdio e João Mexia Leitão/Nuno Machado, uma ausência do piloto do Porsche 911 Coupé deixam o piloto do BMW 635 CSI mais perto da conquista do titulo.

Já no que se refere aos navegadores Nuno Machado tem uma ligeira vantagem sobre João Serôdio pois este não pode navegar o BMW em todos os ralis.

Albertino Costa/Paulo Silveirinha com os podiuns conquistados pode ainda sonhar com o título.

 

Classe 7

Esta classe apareceu com um excelente número de participantes muito graças à fantástica ideia do Troféu Uno Cup, com os Fiat 45s.

Mas não vieram só para fazer número pois só o Opel Corsa 1.3 GT de Joaquim Serrão/António Serrão conseguiu levar, até agora, a melhor que os Fiat de João Queiroz/Marta Queiroz e de José Oliveira/João Pereira

Será entre estes três que o titulo na classe será discutido no último rali.

 

Classe 8

Mais um título já atribuído - Ana Margarida Valente/ Magda Ferreira, com três vitórias é a vencedora desta classe.

Com a ausência de Bruno Vasconcelos e um resultado menos conseguido de Paulo Amorim/Sancho Ramalho, o trofeu ficou nas mãos da Dupla Feminina.

António Caldeira, habitual navegador de Bruno Vasconcelos não esteve ausente do último rali mas não pontuou para esta classe.

 

Classe 9

Numa classe que até faz parecer que existe um troféu BMW tal a quantidade de veículos desta marca que comparecem aos ralis, Gonçalo Figueirôa/João Marques em BMW 323i lidera, seguido de Angel Monteagudo em BMW 325i. Quem também ainda pode subir ao lugar mais alto é Rodrigo Teixeira em BMW 325i.

Nos navegadores é Joana Valença que ocupa o segundo lugar seguido de Tiago Caio, que no último rali, embora tenha participado e conquistado um excelente lugar à geral, também não pontuou para esta classe.

Uma classe que por onde a caravana passa chama atenção, pois são vários carros com mais de 2000cc.

 

Parabéns à Ana Margarida Valente e Magda Ferreira no VW GOLF 1.8 GTI pela conquista na Classe 8 e ao Paulo Marques e ao João Martins no BMW 1602 na classe 2.

Embora já estejam entregues dois títulos, não faltará pontos de interesse no próximo rali pois ainda faltam entregar sete.

 

Até ao Rali NDML Histórico.

 

Pode consultar aqui as Classificações das Classes da Classic Cup 2014.