22 Campeões de Classe

 

22 Campeões de Classe

Texto: Francisco Fonseca 

 

Terminou a edição de 2014 da Classic Cup com a Vitória, à geral, da equipa Ana Margarida Valente e Magda Ferreira no VW Golf 1.8 Gti, num Troféu, que foi também, bastante disputado com Paulo Marques e João Martins no BMW 1602.

Ao longo do troféu foram perto de 100 equipas a participar nos cinco ralis que o compunham, fazendo com que esta modalidade seja uma das mais participadas dentro do desporto automóvel.

As classes são mais um motivo de interesse dentro desta competição, e cada classe tem as suas características, o que torna cada uma num campeonato diferente.

Há classes que devido à cilindrada e ao ano do carro ficam reservadas a um grupo restrito de participantes e temos o oposto também. Verifica-se, com alguma lógica, que as classes que ficam reservadas aos automóveis mais recentes são mais participadas, e as classes que ficam reservadas aos carros entre 1300 e 2000 de cilindrada também têm mais equipas.

Poucos serão os participantes que se poderão dar ao luxo de escolher em que classe vão participar, logo a maior ou menor facilidade em ser campeão da classe não é motivo de desvalorizar a conquista do mesmo, pois certamente em cada prova tentou o melhor resultado possível.

 

Classe 1

Era uma classe que após a quarta prova estava quase entregue à dupla Luís Serra/ Luís Pinheiro no Austin Cooper S, mas com a ausência de António Baião/ João Martins e o Ford Anglia da última prova do troféu, ficou decidido ainda antes de o rali começar.

O terceiro lugar ficou entregue à dupla de outro Austin, Luis Caetano/José Carvalho que com uma participação e respectiva vitória no Rali Rainha Santa ficaram no lugar mais baixo do podium.

Uma classe pouco representada, mas que deixa a sua marca com a sua presença pois são automóveis com mais de 40 anos que participam.

 

Classe 2

Outra classe reservada a carros com mais de 40 anos mas com automóveis de cilindrada entre 1300 e 2000 onde a dupla Paulo Marques e João Martins não deram hipótese tendo como vitórias os ralis em que participaram.

No segundo lugar ficou Rui Gama / João Botequilha em VW 1500, com dois segundos lugares, no lugar mais baixo do podium, nos Pilotos ficou Paulo Costa no Ford Cortina GT, nos navegadores ficou José Carvalhosa Dias que com uma vitória da classe numa participação esporádica com Paulo Marques reclamou a si o terceiro lugar.

 

Classe 3

A Classe menos representada onde ao final de cinco ralis não teve mais de 3 equipas, reservada a carros com mais de 40 anos e com mais de 2000 de cilindrada, coube à dupla André Freire / Nuno Rodrigues e o Porsche 911 T com a sua participação no último rali arrecadar o 1º lugar com 2 vitórias.

 

Classe 4

Uma das classes onde tudo se ia decidir no último rali, as duplas Álvaro Tavares / Rui Tavares e Jorge Coelho / Francisco Fonseca, iam decidir entre si a vitória, quem vencesse conquistava a Classe.

O que não aconteceu pois a dupla João Azeiteiro/ Cátia Morais no Mini 1000, foi a mais regular no último rali e com isso conquistou o terceiro lugar da classe, deixando as outras duas duplas empatadas no primeiro lugar da classe.

A organização não conseguiu desempatar as duas equipas pois o empate mantinha-se em resultados finais na classe com duas vitórias, um segundo lugar e um terceiro.

 

Classe 5

Outra classe onde houve duas duplas vencedoras, Rui Pereira / Filipe Meneses e António Ramos / Ivo Tavares.

A dupla do VW Golf GTI trazia vantagem, mas a vitória no rali da dupla do Opel 1904 SR, deixou tudo empatado em termos de pontos e de classificações finais na classe com duas vitórias e um segundo lugar.

No terceiro lugar ficou a dupla do BMW 1602 Amílcar Paiva / Duarte Rocha com resultados consistentes incluindo um segundo lugar no Rali Rainha Santa.

Uma das classes mais participadas que conheceu ao longo dos cinco ralis 9 equipas diferentes a subir ao podium.

 

Classe 6

Não foram muitos os que deram corpo a esta classe, mas quem a disputou foram equipas de peso no panorama da regularidade nacional.

Em primeiro ficou a dupla vencedora do Rali de Tomar, João Vieira Borges / João Serôdio no BMW 635CSI, em segundo os recentes vencedores do Rali Portugal Histórico e vencedores da Classic Cup 2013 João Mexia / Nuno Machado no Porsche 911 Coupé.

Em terceiro a dupla Albertino Costa / Paulo Silveirinha no Opel Ascona, com 3 participações e 3 podiuns.

Efectivamente não são muitos os automóveis que comparecem nesta classe, mas os que comparecem não passam despercebidos, principalmente pelo espectacular som dos seus motores.

 

Classe 7

Uma classe também muito participada, muito graças ao Troféu Uno Cup 45s, um projecto bastante interessante e que foi premiado na última prova com a vitória de José Oliveira nos pilotos.

Nos navegadores, a vitória ficou nas mãos de António Serrão em Opel Corsa 1.3 GT.

A ausência no último rali de Joaquim Serrão fê-lo descer ao segundo posto, o mesmo aconteceu com João Queiroz que terminou na terceira posição.

Nos navegadores, Marta Queiroz garantiu o segundo posto, ficando o terceiro nas mãos de Rui “Martini” e João Pereira, dois navegadores que também participaram em Uno 45s.

 

Classe 8

A classe que antes do último rali já estava decidida, só ainda não se sabia que seria a classe onde as vencedoras do troféu participaram.

Ana Margarida Valente / Magda Ferreira com três vitórias e um segundo lugar, dando-se ao luxo de “deitar fora” um terceiro lugar não deram muitas hipóteses à dupla Bruno Vasconcelos / António Caldeira em VW Golf GTI MK1 que ficaram com a possibilidade de conquistar a classe comprometida logo no primeiro rali quando tiveram de abandonar.

Com dois podiuns e uma participação assídua no troféu, a dupla Paulo Amorim / Sancho Ramalho com o BMW 320is ficaram no terceiro posto.

 

Classe 9

A classe dos automóveis mais recentes e de maior cilindrada, terminou empatado em termos pontuais mas a vitória de Rodrigo Teixeira / Joana Valença no último rali não foi suficiente para desempatar com a dupla Gonçalo Figueirôa / João Marques que conseguiram duas vitórias.

No terceiro lugar dos pilotos ficou um dos vários concorrentes que nos vieram visitar do país vizinho - Angel Monteagudo, nos navegadores o terceiro posto acabou por ficar nas mãos de Tiago Caio.  

Uma classe bastante competitiva e onde a marca BMW ocupou os lugares cimeiros.

 

Parabéns aos 22 Campeões e até dia 23 de Novembro em Fátima.